4º pico mais alto do Brasil, PEDRA DA MINA

A Pedra da Mina é oficialmente o 4º pico mais alto do Brasil, com 2798 metros de altitude. Localizado na Serra Fina, parte da Serra da Mantiqueira, que é uma das cadeias de montanhas mais importantes do Brasil. Essa região conta com 7 dos 10 maiores picos do Brasil, sendo Pedra da Mina o mais alto da região. Logo atrás, em 5º lugar, está o Agulhas Negras. Já visitamos também, clique aqui para ver o post.

Uma das cidades mais próximas, é Passa Quatro, em Minas Gerais, que tem acesso à estrada que leva ao refúgio na Mantingueira, onde ficamos hospedados: Casa de Pedra Inti Raymi. É um lugar maravilhoso e muito aconchegante. Adoramos a hospedagem, e queremos ir uma vez só para curtir o hostel e a paisagem!!

Nosso Roteiro

Chegamos no sábado de manhã e fizemos duas trilhas ao redor do hostel: a Campo do Muro e o Pico da Casa de Pedra, que chega a quase 2.200 de altitude. Dormimos por lá, e no domingo saímos cedo para fazer o bate-volta na Pedra da Mina. 

Pedra da Mina

Muitos trilheiros vão para uma pernoite no pico ou no caminho ao pico. Nós optamos pelo bate-volta. É o bate-volta mais difícil da região, mas mesmo assim fomos! Ao total foram 12 horas de trilha. Começamos 7h30 da manhã e terminamos 19h e pouco. Não é uma trilha fácil, precisa estar preparado fisicamente e com comida, roupas e equipamentos adequados, principalmente lanterna de cabeça – acessório que foi muito utilizado na volta da trilha. Além disso, por se tratar de uma trilha complicada recomendamos a contratação de um guia local com experiência: https://www.instagram.com/igor_pozzuto/

A trilha começa em uma portaria e a entrada é paga.

Nível: médio a avançado

Tempo: entre 8-12h dependendo do preparo físico de cada um

Altimetria: 1.200 metros aproximadamente. São várias vezes subindo bastante e descendo também, e passando por falsos cumes. A pior subida tem como nome “Deus me Livre” rs. Bem sugestivo né.

Recomendações: lanterna de cabeça e corta-vento são essenciais. Isso porque no pico venta bastante e faz frio.

Quando ir? A melhor época para ir é entre maio e setembro, que é a temporada de inverno. Durante o verão a região é afestada por muitas chuvas, deixando o terreno mais perigoso e escorregadio

Esperamos ter ajudado você! Compartilhe com os amigos esse post também!

Temos muito mais conteúdos para você, veja abaixo alguns:

Pico das AGULHAS NEGRAS, Itatiaia

Subi o 5º pico mais alto do Brasil e foi uma das experiências mais incríveis que eu já tive!! Trilha, pedras, escaladas, rapel e muita adrenalina. Acompanhe esse post para conhecer um pouquinho desse pico.

Perito Moreno e Glaciarium

Um dos glaciares mais famosos do mundo, o Perito Moreno. Saiba como chegar, curiosidades e preços!

Cachoeira da FUMAÇA, Chapada Diamantina

Com 380 metros de queda d’água, a Cachoeia da Fumaça está entre as maiores cachoeiras do Brasil e é classificada como maior de fácil acesso! Incrível não é mesmo? Continue lendo esse post para saber todas as dicas e informações para visitá-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s