ACAMPAMENTO PICO DO ITAPANHAU E PEDRA DO GARRAFÃO

O pico do Itapanhau e a Pedra do garrafão fazem parte do circuito dos 4 cumes de Biritiba-MIirrim, que inclui, além desses picos, a Pedra do Sapo e a Pedra da Esplanada. Nesse post vamos explicar tudo sobre o trekking e acampamento que fizemos.

Processed with VSCO with c1 preset

A ideia

Já tínhamos visitado o Pico do Itapanhau, onde tem uma antena com uma vista bem bonita. Pra saber sobre lá, clique aqui, pois temos um post só dele. A vista panorâmica nos deixou com mais vontade de conhecer novos picos pela cidade. Olha só:

169d9965-089d-4661-948e-c37014f134cd

Esse pico aí no meio foi o que mais nos interessou, conhecido como Pedra do Garrafão. Porém, como não tínhamos nos preparado para uma trilha comprida e nem sabíamos a trilha certa, deixamos pra uma outra vez. Além disso, já estávamos procurando um lugar legal para acampar, e no pico tinham várias pessoas acampando. O plano já estava formado, só faltava estudar o local e descobrir as informações necessárias.

O fim de semana

Como íamos acampar tivemos que levar todos os equipamentos, barracas e comidas. Saímos sábado a tarde, umas 18h30 em direção ao pico do itapanhau. Para saber a localização exata da trilha clique nesse link.

Levamos 1h30 mais ou menos para chegar ao topo. Foi cansativo demais por conta do peso da mala e pela trilha ser bem íngreme.

Logo que chegamos, desligamos as lanternas e só ficamos com a luz do luar, era noite de lua cheia e ela estava maravilhosa!! Montamos a fogueira, armamos a barraca e começamos a preparar nossa jantinha.

Foi tudo sensacional: boas conversas, boas risadas. Tudo incrível!

Lembre de levar roupas adequadas para o frio, a noite ventou bastante e de manhãzinha fez bastante frio. Se quiser mais dicas sobre o que levar para a trilha, clique aqui.

Logo de manhã, acordamos para ver o sol nascer, mas estava bem nublado e aos poucos o sol começou a aparecer, foi lindo.

Tomamos café, nos preparamos, fechamos a barraca e partimos trilha em direção a Pedra do Garrafão.

Pedra do Garrafão

A trilha começa no pico do Itapanhau. Primeiro, é uma descida até a base do pico. Essa trilha fica do lado oposto da trilha que subimos para o pico. Ou seja, quando você chega na torre do Pico do Itapanhau, atravesse, pelo lado de fora do cercado, até chegar nesse lugar da foto onde acampamos. Aí vai estar o início da trilha para a Pedra do Garrafão.

A trilha não tem nenhuma placa, sinalização ou informação. Mesmo assim, ela é demarcada e difícil de se perder. Na bifurcação, vá pela direita. Caminhe até chegar a uma estrada. Vá novamente pela esquerda, subindo a estrada.

A entrada da trilha da Pedra do Garrafão não é tão fácil de achar. quando você estiver caminhando nessa estrada, com o pico do seu lado, preste bastante atenção para não perder a entrada à esquerda.

A subida é bem difícil, muito íngreme. Não tem nenhum lugar com vista panorâmica lá em cima. Tem esse monumento da foto:

Processed with VSCO with c1 preset

Ao todo foram 12 km que fizemos em 5 horas e 40 minutos, contando todas as pausas para lanche e contemplação. Foi um dia muito gostoso e tudo valeu a pena!

Esperamos que tenham gostado desse post e tenha ajudado. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários ou nos procure no Instagram!

O vídeo é este aqui:

 

MAIS POSTS COMO ESSE:

Pedra do Sapo – São Paulo

Cachoeira da LIGHT, em Biritiba-Mirim

Parque Estadual da Cantareira, SP

Checklist: ACAMPAMENTO

2 comentários em “ACAMPAMENTO PICO DO ITAPANHAU E PEDRA DO GARRAFÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s