O pico do Itapanhau e a Pedra do garrafão fazem parte do circuito dos 4 cumes de Biritiba-MIirrim, que inclui, além desses picos, a Pedra do Sapo e a Pedra da Esplanada. Nesse post vamos explicar tudo sobre o trekking e acampamento que fizemos.
A ideia
Já tínhamos visitado o Pico do Itapanhau, onde tem uma antena com uma vista bem bonita. Pra saber sobre lá, clique aqui, pois temos um post só dele. A vista panorâmica nos deixou com mais vontade de conhecer novos picos pela cidade. Olha só:
Esse pico aí no meio foi o que mais nos interessou, conhecido como Pedra do Garrafão. Porém, como não tínhamos nos preparado para uma trilha comprida e nem sabíamos a trilha certa, deixamos pra uma outra vez. Além disso, já estávamos procurando um lugar legal para acampar, e no pico tinham várias pessoas acampando. O plano já estava formado, só faltava estudar o local e descobrir as informações necessárias.
O fim de semana
Como íamos acampar tivemos que levar todos os equipamentos, barracas e comidas. Saímos sábado a tarde, umas 18h30 em direção ao pico do itapanhau. Para saber a localização exata da trilha clique nesse link.
Levamos 1h30 mais ou menos para chegar ao topo. Foi cansativo demais por conta do peso da mala e pela trilha ser bem íngreme.
Logo que chegamos, desligamos as lanternas e só ficamos com a luz do luar, era noite de lua cheia e ela estava maravilhosa!! Montamos a fogueira, armamos a barraca e começamos a preparar nossa jantinha.
Foi tudo sensacional: boas conversas, boas risadas. Tudo incrível!
Lembre de levar roupas adequadas para o frio, a noite ventou bastante e de manhãzinha fez bastante frio. Se quiser mais dicas sobre o que levar para a trilha, clique aqui.
Logo de manhã, acordamos para ver o sol nascer, mas estava bem nublado e aos poucos o sol começou a aparecer, foi lindo.
Tomamos café, nos preparamos, fechamos a barraca e partimos trilha em direção a Pedra do Garrafão.
Pedra do Garrafão
A trilha começa no pico do Itapanhau. Primeiro, é uma descida até a base do pico. Essa trilha fica do lado oposto da trilha que subimos para o pico. Ou seja, quando você chega na torre do Pico do Itapanhau, atravesse, pelo lado de fora do cercado, até chegar nesse lugar da foto onde acampamos. Aí vai estar o início da trilha para a Pedra do Garrafão.
A trilha não tem nenhuma placa, sinalização ou informação. Mesmo assim, ela é demarcada e difícil de se perder. Na bifurcação, vá pela direita. Caminhe até chegar a uma estrada. Vá novamente pela esquerda, subindo a estrada.
A entrada da trilha da Pedra do Garrafão não é tão fácil de achar. quando você estiver caminhando nessa estrada, com o pico do seu lado, preste bastante atenção para não perder a entrada à esquerda.
A subida é bem difícil, muito íngreme. Não tem nenhum lugar com vista panorâmica lá em cima. Tem esse monumento da foto:
Ao todo foram 12 km que fizemos em 5 horas e 40 minutos, contando todas as pausas para lanche e contemplação. Foi um dia muito gostoso e tudo valeu a pena!
Esperamos que tenham gostado desse post e tenha ajudado. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários ou nos procure no Instagram!
O vídeo é este aqui:
MAIS POSTS COMO ESSE:
Cachoeira da LIGHT, em Biritiba-Mirim
2 comentários em “ACAMPAMENTO PICO DO ITAPANHAU E PEDRA DO GARRAFÃO”