A cachoeira da Fumacinha é uma das mais bonitas que já visitamos. Com seus paredões de, aproximadamente, 280 metros de altura e sua queda de 100 metros no final dos cânions, ela é um paraíso escondido!

Sobre a trilha:
- Distância: 18km (ida e volta)
- Tempo médio: 4 horas (ida)
- 100 metros de queda d`água
- Grau de dificuldade: Elevado
Como a trilha tem um grau de dificuldade mais elevado, é um ponto bem menos visitados que outros lugares próximos da região. Fomos em julho de 2021 e estava com bastante turistas, mas vale lembrar que o mês anterior, junho, é férias para o pessoal das regiões próximas, por ser o mês da Festa Junina, feriado importante para os locais. Outro ponto importante é que como a trilha é feita pelo leito do rio, em épocas de chuvas fica perigoso de fazer a trilha. O ideal é ir após as chuvas de verão, quando a cachoeira está bem volumosa e a trilha sem riscos.
Além da Fumacinha ser espetacular por baixo, também existe a opção de ser vista por cima, mas são trilhas diferentes. A vista por cima é mais curta e mais fácil. Porém, não tão privilegiada quanto o espetáculo de chegar pelos cânions e ver a cachoeira no encontro deles.
A trilha fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Ibicoara, ao sul da Chapada. Não tem tanta estrutura, como sinalizações, sanitários e trilha delimitada. Mas no estacionamento há uma casinha que vende caldo de cana, água e comidinhas, o que salvou bastante na volta da trilha.
Por ser pouco estruturada e com um percurso mais complicado (passa por pedras, atravessa o rio, volta…), recomendamos muito a contratação de um guia qualificado, mais abaixo nesse post escrevemos como encontrar um. O guia foi essencial na nossa aventura, pois apreciamos mais a paisagem e aproveitamos mais sem medo de se perder.
A parte mais difícil é já chegando na cachoeira, pois é necessário segurar firme das pedras, como uma escalada. O guia vai te guiar certinho, onde segurar para não cair. E já na cachoeira, existe a famosa pedra, onde muitos sobem para fazer fotos maravilhosas. A pedra tem em torno de 5 metros de altura. Para subir peça ajuda a um guia, pois ele vai saber onde pisar e segurar.

Como encontrar um guia e valores:
Nós fomos com o guia José . Adoramos ele e o recomendamos! A Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB), também reúne os guias qualificados para fazer os passeios. Os valores sao tabelados entre os guias:
Onde ficar:
Nós ficamos em Ibicoara, a cidade mais perto da cachoeira. Ficamos em um camping afastado da cidade mas mais próximo do início da trilha, há uns 20 miutos de distância, o Camping Portal das Cachoeiras. Achamos lá bem legal, pois tem café da manhã incluso. E mesmo para quem não se hospedar, lá tem restaurante. Muitos turistas param lá para comer depois das trilhas.
Fumacinha e Buracão:
Ficamos dois dias lá, em um dia fizemos a Cachoeira da Fumacinha e no outro a Cachoeira do Buracão. Ambas com o mesmo guia. Achamos o ideal fazer asssim, pois a Fumacinha não é facil, o melhor é guardar 100% da disposição para ela. E como a do Buracão é bem tranquila, você não vai se arrepender de fazer dessa forma. Mais informações sobre o Buracão no link a seguir:
Esperamos ter ajudado!! Siga a gente nas redes sociais e acompanhe nossas viagens em tempo real!
Temos muitas dicas pelo instagram também!!