Cachoeira da FUMAÇA, Chapada Diamantina

Com 380 metros de queda d’água, a Cachoeia da Fumaça está entre as maiores cachoeiras do Brasil e é classificada como maior de fácil acesso! Incrível, não é mesmo? Continue lendo esse post para saber todas as dicas e informações para visitá-la.

Sobre a trilha:

  • Distância: 6km (ida)
  • Tempo médio: 4 horas (ida e volta)
  • 380 metros de queda d’água
  • Grau de dificuldade: Médio

A cachoeira fica localizada no Parque Nacional da Chapada da Diamantina, no município de Palmeiras, bem próximo ao Vale do Capão (5 minutos do centro de carro). De lençóis, 1 hora. É uma parada que vale muito a pena para quem está visitando a Chapada. A queda fica entre paredões enormes e uma paisagem incrível do Vale do Capão.

Pode ser vista tanto de cima, quanto de baixo. Escolhemos a trilha por cima, pelo fato de ser mais leve e rápida. Já a vista por baixo é uma trilha que leva, aproximadamente, três dias e é necessário acampar.

A trilha:

A trilha de cima, são no total 12 km. Já nos primeiros 2 km a subida é bem íngrime, você vai precisar de muito fôlego, pique e muita água para subir. Depois disso, a trilha fica bem tranquila. Não é obrigatório ir com guia. Fizemos com o app wikiloc e encontramos um casal na trilha, o @chicosporai, e fizemos a trilha com eles. Fomos nos ajudando pra ver no mapa e não errar o caminho e, no fim, não tivemos problemas. Já baixem esse app também porque é muito bom. Mas, se você não tem tanta experiência com trilhas, o ideal é sempre contratar um guia. Essa trilha tem bifurcações e não são sinalizadas.

Além disso, na entrada não é cobrada nenhuma taxa, mas a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão que cuida do parque pede uma contribuição/doação e pede para colocar o nome em um caderninho, pois é ali onde eles fazem o controle de quem já terminou a trilha. A visitação abre as 8h e a entrada é permitida até 13h.
Vale a pena lembrar que ela apresenta diferentes cenários. Dependendo da estação do ano e das chuvas, o volume de água é maior, deixando a água que se vaporiza formar a cortina de fumaça bem mais legal e aparente. Infelizmente, quando fomos, a queda estava com pouquinha água, então não vimos a “fumaça”.

Dicas:

  • 1,5 litros de água para cada um beber. Apesar de ser um trilha média ela demanda muita água, porque faz muito calor e é toda aberta. Para quem já fez a fumacinha: é uma trilha totalmente diferente, fomos com nossa quantidade de água de todas as trilhas, mas não foi o suficiente, ajudaria muito se tivessimos levado mais.
  • Na volta da trilha, compre e experimente o pastel de jaca, é uma comida típica do Vale do Capão.
  • Como começamos a trilha bem cedo e conseguimos acabar cedo também, deu tempo de ir no Morro do Pai Inácio no mesmo dia e aproveitar
Morro do Pai Inácio

Onde ficar:

A cidade mais próxima é Vale do Capão, onde nos hospedamos, fica a 4,5 km de distância, depois Palmeiras a 24 km e Lençois a 80km.

Mapa do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Curiosidades:

O nome se dá pelo fato da água que cai da cachoeira se vaporiza e se espalha pelo ar formando um “fumaça”.

Gostaram? Curta esse post e mande para os amigos para vocês aproveitarem juntos essa aventura!

Mais post como esse:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s