Um cartão postal de toda Patagônia. É um “MUST GO” de qualquer mochileiro e viajante!!
Fitz Roy é o monte mais famoso de El Chaltén, com aproximadamente 3.400 m de altitude, sendo o mais alto da região. A paisagem encantadora se completa com um lago azulzinho no topo das montanhas, a famosa, LAGUNA DE LOS TRES.
Sobre o Fitz Roy
Fitz Roy não chega nem um pouco perto de ser o monte mais alto do mundo ou da América, porém por muitos alpinistas profissionais é considerado um dos montes mais difíceis de escalar, por conta de suas paredes verticais, o clima ruim e traiçoeiro e o vento que recebe constantemente.
Localização: A Laguna de Los Tres fica localizado na cidade de El Chaltén, na provincia de Santa Cruz, no sul da Argentina. Pertence ao Parque Nacional Los Glaciares.
O aeroporto mais próximo fica na cidade de El Calafate, a 214 km de distância, umas 3h de carro.
Como chegar: São duas opções de trilhas para chegar a laguna.
1* opção: Uma trilha mais longa saindo a pé da cidade de El Chaltén. São 10.8 km e leva cerca de 4 horas para chegar, passando pela laguna Capri.
2* opção: A trilha se inicia na Hospedaria El Pilar. Há várias maneiras de chegar ai: transfer, taxi, ou carro. Há muitas pessoas também pedindo carona na estrada. Dessa hospedaria são 8.8 km de trilha e leva cerca de 3 horas (ida). Além disso, a trilha passa pelo Mirador Piedras Blancas.

As duas opções são trilhas relativamente planas no inicio, sendo que a segunda opção tem menos ganho de altimetria, tornando-a mais fácil.
O ponto de encontro entre essas duas trilhas é o acampamento Poincenot, logo antes de atravessar o rio pela ponte. A partir dai o bicho pega. São cerca de 2 km de subidas íngreme que levam, aproximadamente, 1 hora.


Nossa experiência
Escolhemos a 2* opção de trilha. Fomos de carro até a hospedaria El Pilar, quando começamos a trilha, o tempo estava totalmente fechado, não dava para ver o Fitz Roy.
Andamos até o Mirador Piedras Blancas, sendo a trilha bem leve e tranquila, e levamos cerca de 1h30.
Depois até o acampamento são mais 30 minutos. Nessa hora paramos para fazer um lanchinho, antes da parte mais temida da trilha rs.
Atravessa o rio, anda mais um pouco e começa a subir. Parece que não acaba mais. Sobe, sobe, sobe… precisa de um bom preparo fisico, porque cansa bastante. Mas claro, com dedicação e vontade, qualquer um chega. Vimos crianças e idosos subindo.
Quando chegamos na Laguna, a paisagem compensou toda trilha!! Sério! Foi uma das paisagens mais lindas que ja vi na vida!!
Durante a maior parte da trilha, o vento é bem forte, principalmente na subida, aconselhamos ir com casacos adequados e corta-vento.. Lá em cima é bem frio; além de casaco é bom levar luvas e goro.
A trilha é bem demarcada e sinalizada, além de ter muita gente fazendo, fica difícil se perder.
Cultura
O monte Fitz Roy recebe esse nome em homenagem ao explorador Robert FitzRoy, capitão do HMS Beagle, navio que levou o naturalista britânico, Charles Darwim em sua viagem ao redor do mundo. Antigamente, porém, era chamado pelos índios locais de Chaltén, que significa montanha que solta fumaça. Foi isso que deu o nome a cidade. Mas depois que os gringos vieram, quiseram mudar o nome. Vai entender porque…
Motivos para conhecer
- Contato com a natureza:
Você vai apreciar paisagens incríveis. Além da fauna e flora da Patagônia ser rica e forte, deixando todos que passam encantados.
- Conhecer El Chalten:
Você vai conhecer uma das cidades que, eu pessoalmente, amei conhecer. Cheia de mochileiros e viajantes de todo o mundo. Além de várias (várias mesmo!!) opções de trekking.
Outros lugares de interesse
- Laguna Torre, El Chalten
- Glaciar Perito Moreno, El Calafate
6 comentários em “FITZ ROY e Laguna de Los Tres”