Cachoeira da LIGHT, em Biritiba-Mirim

Em meio a Mata Atlântica nativa e preservada, a Cachoeira da Light surpreende com a sua queda e poço de águas geladas e refrescante.

Nível de dificuldade: Fácil, quase toda plana.

Distância:   4,5 km de trilha + 3 km na estrada, total 7,5 km só a ida

Tempo de trilha: 35 minutos na estrada + 2 horas de trilha (ida)

Acesso: Limitado. No início da trilha tinham dois seguranças que só permitiam a entrada com guia credenciado. Como não sabíamos disso, estávamos sem guia. A sorte é que tinha um bombeiro e uma médica com a gente, então eles acabaram deixando a gente entrar. Mas quando perguntamos onde podemos encontrar guias credenciados eles não souberam informar…

UUQL2427

O início da trilha fica na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), na altura do quilometro 80 sentido Norte. Não tem nenhuma placa sinalizando o início da trilha, mas só tem essa trilha ali. Não é no portão que diz “propriedade particular”, é um pouco depois.

LNOY7408
Mogi-Bertioga
E um pouco depois dessa placa pra quem vem sentido Sul, fica bem ali na subidinha. Porém do outro lado da estrada.

Não é possível estacionar no início da trilha, não há qualquer tipo de estacionamento. O jeito é parar o carro antes, em um bar, no km 77, próxima de onde funcionava a balança na estrada, e ir andando. Tome bastante cuidado nesse trajeto pois em muitas partes não tem nem acostamento, só um canteirinho, e os carros passam voando ali. São 3 km até chegar na trilha.

O começo da trilha fica próximo ao km 80, bem no “tobogã” da Mogi-Bertioga.

Esse é o início da trilha!
SRCP4707
A trilha no geral é plana! Só o comecinho é aberto, o resto é tudo muito fechado.
A trilha começa bem aqui

É uma trilha fácil pois não tem subida ou trechos muito técnicos, é bem delimitada mas não tem sinalização nenhuma!

VPAF7844
A maior parte da trilha é assim, bem plana.

Siga em frente, passando por um riozinho aproximadamente no segundo quilometro da trilha, onde paramos para fazer um lanchinho.

Outra dica, é levar lanches pois não tem nada no caminho e é bem longo!! Leve sanduíches e lanches rápidos como bananinha.

Hora do lanche

Vai passar por DUAS bifurcações, em que você deve seguir pela esquerda! Na direita, você terá acesso ao rio, mas não a cachoeira. Continue seguindo em frente.IMG_2617

Na terceira bifurcação, siga a direita. Em poucos minutos, você chegará na cachoeira da Light!!

A cachoeira

A cachoeira tem um queda incrível! A água é muito gelada que até doí!!

Foi muito bom entrar na água porque dá aquela relaxa para encarrar a volta da trilha! Não pense muito antes de entrar na água, só digo que vale a pena!!!

FullSizeRenderSnapseed

CTWG1313
No fundo da pra ver bastante neblina!
CJPT3456
Galerinha show!!

KCZK0741

KJIV2589

No geral, foi uma experiência muito boa!!

Qualquer dúvida, escreva pra gente nos comentários! Conte sua experiência também. quero muito saber!!