Em meio a Mata Atlântica nativa e preservada, a Cachoeira da Light surpreende com a sua queda e poço de águas geladas e refrescante.
Nível de dificuldade: Fácil, quase toda plana.
Distância: 4,5 km de trilha + 3 km na estrada, total 7,5 km só a ida
Tempo de trilha: 35 minutos na estrada + 2 horas de trilha (ida)
Acesso: Limitado. No início da trilha tinham dois seguranças que só permitiam a entrada com guia credenciado. Como não sabíamos disso, estávamos sem guia. A sorte é que tinha um bombeiro e uma médica com a gente, então eles acabaram deixando a gente entrar. Mas quando perguntamos onde podemos encontrar guias credenciados eles não souberam informar…
O início da trilha fica na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), na altura do quilometro 80 sentido Norte. Não tem nenhuma placa sinalizando o início da trilha, mas só tem essa trilha ali. Não é no portão que diz “propriedade particular”, é um pouco depois.


Não é possível estacionar no início da trilha, não há qualquer tipo de estacionamento. O jeito é parar o carro antes, em um bar, no km 77, próxima de onde funcionava a balança na estrada, e ir andando. Tome bastante cuidado nesse trajeto pois em muitas partes não tem nem acostamento, só um canteirinho, e os carros passam voando ali. São 3 km até chegar na trilha.
O começo da trilha fica próximo ao km 80, bem no “tobogã” da Mogi-Bertioga.



É uma trilha fácil pois não tem subida ou trechos muito técnicos, é bem delimitada mas não tem sinalização nenhuma!

Siga em frente, passando por um riozinho aproximadamente no segundo quilometro da trilha, onde paramos para fazer um lanchinho.
Outra dica, é levar lanches pois não tem nada no caminho e é bem longo!! Leve sanduíches e lanches rápidos como bananinha.

Vai passar por DUAS bifurcações, em que você deve seguir pela esquerda! Na direita, você terá acesso ao rio, mas não a cachoeira. Continue seguindo em frente.
Na terceira bifurcação, siga a direita. Em poucos minutos, você chegará na cachoeira da Light!!
A cachoeira
A cachoeira tem um queda incrível! A água é muito gelada que até doí!!
Foi muito bom entrar na água porque dá aquela relaxa para encarrar a volta da trilha! Não pense muito antes de entrar na água, só digo que vale a pena!!!


No geral, foi uma experiência muito boa!!
Qualquer dúvida, escreva pra gente nos comentários! Conte sua experiência também. quero muito saber!!
Até a próxima
No Youtube: clique aqui
3 comentários em “Cachoeira da LIGHT, em Biritiba-Mirim”