COPIAPÓ, Chile: Um mini-guia


Copiapó, uma cidade pequena, é a capital do Atacama, uma das 16 regiões do Chile. É também o principal centro urbano da zona com uma importante atividade mineira e agrícola.

A cidade de Copiapó fica praticamente ao nível do mar, à quase 70 km de distância da Bahía Inglesa, uma praia bastante conhecida e linda!! Eu fui, e nesse post explico certinho como chegar lá, continue lendo…

Blog Fotos

O aeroporto mais próximo é o Aeropuerto Desierto de Atacama, a uns 40 minutos da cidade. É bem pequeno e não tem praticamente nada em volta, parece até cena de filme.

No caminho à cidade conseguimos ver a famosa “Piedra Colgada“, uma pedra grande sendo segurada por duas pequenas que está lá há muitos anos. Diz a lenda que se a pedra grande cair, a cidade será destruída e todos afundaram.

Aos arredores de Copiapo, há uma grande riqueza mineral, por isso, é cheio de minas. Em 2010, a Mina San José, localizada a 50 km do centro da cidade, ficou mundialmente conhecida por conta do acidente em que 33 trabalhadores ficaram soterrados a quase 700 metros de profundidade. No final, foram todos salvos com vida.

Além das minas, a economia também é a agricultura. Mesmo com a região árida e com poucas chuvas, eles conseguem produzir uma das melhores uvas do mercado mundial.

O turismo por lá é forte. Muitos aventureiros vão para conhecer o deserto, suas lagunas e o vulcão, Ojos del Salado. Esse vulcão fica bem na divisa com a argentina, dizem que o nome se dá por conta que ele fica “de olhos para os salares”, que, inclusive, há muitos pela região. Quando estava na Expedição Atacama, passei pelo “Salar mais Austral”, o Salar Maricunga, que fica no Parque Nacional Nevado Tres Cruces.

Além do Salar Maricunga, no Parque Nacional Nevado Tres Cruces há duas Lagunas lindas, a Laguna Santa Rosa e a Laguna Negro Francisco. E a mais ou menos duas horas daí (de carro) tem a Laguna Verde, que pra mim foi a mais linda e legal das três que conheci.

Fiz essa Expedição Atacama com o pessoal do Gente de Montanha, eles fazem roteiro para 3 Lagunas, Vulcão Ojos del Salado, e muitas outras montanhas, inclusive Everest.

Aconselho a conhecer o Parque Nacional, as Lagunas e grande parte do Atacama com alguma agência, já que é bem fácil se perder por lá e muitos lugares não pegam internet, caso aconteca alguma coisa. Minha experiência com o pessoal do Gente de Montanha foi incrível, eles são muito organizados, preocupados e atenciosos, recomendo muito!! Além de ter a chance de conhecer novas pessoas de vários lugares. No meu grupo tinha gente do sul e sudeste do Brasil, do Canadá, Estados Unidos, e outros… cada um com uma história e sabedoria para compartilhar.

 

Onde se hospedar em Copiapó:

Hotel Cumbres de Atacama

Adorei minha hospedagem, bem limpinho e o café da manhã é muito bom!!

Cópia de Blog Fotos (5)

 

Onde comer em Copiapó:

No hotel que fiquei eles deram um mapa com vários restaurantes. Fui no Bavaria, que fica na Plaza Plat, rua Los Carrera. Do outro lado da praça, na esquina, tem um lugar que vende batata frita e é uma delícia, fica ao lado da Telepizza.

No shopping tem várias opções também, como kfc, telepizza e outros.

 

Sobre a Bahía Inglesa:

Fomos e voltamos no mesmo dia de ônibus. A praia fica a mais ou menos a 1 hora da cidade de Copiapó. É bem tranquilo pegar o ônibus por lá, a rodoviária fica perto do shopping, a frente do supermercado Líder, porém ela não é tão bonita.

Para ir até a Bahía Inglesa, é necessário pegar um ônibus até Caldera primeiro, ele tem muitos horários de saída, então não precisa se preocupar tanto com o horário. De lá você pode pegar um táxi ou um outro ônibus até a Bahía – não lembro exatamente quanto foi o táxi, mas sai quase o mesmo preço que o ônibus.

Preços:

  • Ônibus – Copiapó-Caldera: A passagem só de ida era $2.500 pesos e a ida/ volta era $4.000 pesos.
  • Ônibus – Caldera-Bahía Inglesa: $ 500 pesos.

A praia é linda, valeu a pena conhecer e dar um mergulho no mar. Era uma segunda e mesmo assim a praia estava bem cheia. Caminhamos a praia toda, tem muita estrutura, restaurantes, bar, feirinha e outros.

Atrativos em Copiapó:

Como a maior parte dos pontos de interesse ficam localizados no centro, é fácil a locomoção, praticamente tudo pode ser feito a pé mesmo.

 

Museus: Museo Mineralógico/ Museo Regional de Atacama

O Museo Mineralógico estava fechado quando eu fui, mas fui no Museo Regional de Atacama. A entrada é de graça mas é bem pequeno. Conta sobre o passado de Atacama. O que eu achei bem legal é que lá está a cápsula que salvou os 33 trabalhadores na Mina San Jose, ela é bem alta e fina.

 

Igrejas: Igreja São Francisco/ Catedral da Praça

Igreja São Francisco estava fechada também quando eu fui e fica um pouco mais longe do hotel que eu estava, mas ficamos um pouco na praça que tinha na frente. A Catedral da Praça fica no centro da cidade, na Plaza Plat (ou Plaza de Armas).

Obs: Nas duas praças das igrejas tem wifi de graça.

Blog Fotos (7)

 

Outros:

MallPlaza Copiapó (Shopping)

É um shopping grande para a cidade, tem até cinema. É uma boa opção para comer, pois tem bastante variedades. Tem lojas de esporte, se precisar alguma coisa para o camping ou viagens, como mochilas e roupas. No mesmo lugar está localizado o AFEX, um banco para câmbio, se precisar trocar real por pesos chilenos ou outros. Além do supermercado TOTTUS.

 

Supermercados: Tottus e Líder

Duas redes de supermercados grandes e bons. Outro supermercado conhecido por lá é o UNIMARC. Além de alimentos, esses são aqueles supermercados grandes onde você encontra de tudo… roupas, papelaria, objetos de cozinha…

 

Espero que tenham gostado e eu tenha ajudado!! Se ficou alguma dúvida contate-nos!!

 

Mais posts como esse:

Aveiro: Veneza de Portugal. O que saber antes de ir

Tudo sobre EL CHALTÉN

CURITIBA em 1 DIA!!

1 SEMANA EM SANTIAGO, CHILE

 

 

 

2 comentários em “COPIAPÓ, Chile: Um mini-guia

Deixe um comentário