Parque Estadual da Cantareira, SP

Que tal pegar uma trilha e curtir uma cachoeira a 40 minutos do centro de São Paulo?? Além de conhecer um dos marcos históricos da capital: a Represa do Engordador?

O Parque Estadual da Cantareira está localizado no Jardim Cachoeira, uma das entradas fica no Núcleo Engordador, a aproximadamente 30 km do centro São Paulo. O acesso é fácil.

Para entrar é cobrado uma taxa de R$ 15 a inteira, com meia entrada para estudantes e isento para as crianças.

Como é uma área de risco de febre amarela, é recomendado tomar a vacina antes de visitar o parque.

Lá dentro tem várias trilhas, a represa, área de piquenique, a antiga casa da bomba e o centro de visitantes. Além disso, pela entrada do Núcleo Pedra Grande, há uma trilha para um mirante de SP!!

IMG_0631.jpg

Na nossa visita escolhemos fazer a trilha da cachoeira.

Trilha da Cachoeira

Tem aproximadamente 3 km de distância. No seu ponto mais alto você encontra o antigo tanque de captação de água da Sabesp. O local foi escolhido por conter um qualidade boa da água e estar inserida em zonas pouco povoadas e com mata virgem.

img_0633.jpg

Para começar a trilha não esqueça do repelente, os mosquitos amam calor e umidade. Vista uma roupa confortável e comece.  Essa é uma trilha no estilo looping, ou seja, o final dela se encontra com o começo, como se tivesse dado uma volta.

IMG_9090

 

A primeira parada é a cachoeira do tombo, e a segunda, a cachoeira do véu. Nessa dá pra curtir mais e entrar embaixo da queda d’água.IMG_0651

IMG_0673

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antiga Casa da Bomba

A construção da Casa da Bomba iniciou em 1896, concluída em 1903 mas somente inaugurada em 1904. Bem antiga, não?! O objetivo era abrigar as máquinas movidas a vapor: Caldeira Alemã e Bomba Robey.

A Represa do Engordador

Fazendo parte do primeiro abastecimento de água de São Paulo (1904 – 1949), a represa se tornou um marco histórico. Depois de “trabalhar” por 45 anos, atualmente a represa e apenas para contemplação.

Para quem vive em São Paulo mas ama contato com a natureza, essa é uma ótima opção: você pode fazer uma trilha, se refrescar com as cachoeira e ainda aprender sobre a primeira fonte de abastecimento de água da capital, sem ir muito longe. Perfeito para um passeio no final da semana de sol.

 

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas!!

Mais posts como esse:

Cachoeira da LIGHT, em Biritiba-Mirim

Trilha do Ribeirão do Itú em BOIÇUCANGA

CACHOEIRA DO PAQUETÁ, Ilha Bela, SP

4 comentários em “Parque Estadual da Cantareira, SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s