Nazaré: em busca das ondas gigantes

Nazaré é uma pequena cidade em Portugal que ficou famosa por ser palco das maiores ondas do mundo.

É uma parada turística bem interessante para quem está fazendo uma viagem de carro pelo país, fica entre Lisboa e Porto. Além de ser uma parada obrigatória para quem curte surf.

Como chegar: além da opção de ir de carro, é possível ir de ônibus.

Nós pegamos um ônibus em Coimbra pela Rede Expressos para Nazaré. A passagem custou 11,30 euros com o desconto jovem (até 25 anos). A viagem durou 1 hora e meia. Tem ônibus saindo de várias outras cidades.

Em Nazaré, é bem fácil se locomover. A cidade é muito pequena, sendo possível fazer tudo a pé.

Quando ir: a época de ondas gigantes é no inverno. Normalmente, entre outubro e março. Mas não são todos os dias que tem ondas, é sempre bom dar uma olhada na previsão antes de ir. Para ver a previsão, clique aqui.

No verão também é interessante ir por conta da praia. É possível nadar, alugar pranchas (não na praia de ondas gigantes), passeios de barco e jet ski.

As ondas gigantes: vamos ao que interessa! O palco das ondas gigantes é a Praia do Norte. Para quem está vindo de ônibus: ao sair da rodoviária, caminhe até a praia e siga para a direita. Depois de uns 10 minutos de caminhada, a beira do mar, você vai chegar ao funicular para subir o morro.

O horário de funcionamento do funicular é das 7:30 às 20:30 no inverno e no verão, das 7:30 às 24:00. Em feriados e datas importantes muda um pouco esses horários. Qualquer coisa consulte o site.

O funicular custa 1,50 euros só ida ou 2,90 ida e volta. Na ida fomos com ele mas na volta voltamos pela escada e pela rua, bem tranquilo, dava pra ter subido por ela também. Mas foi legal o passeio com o funicular.

No topo, existe vários restaurantes e padarias para comer, várias lojinhas de suvenirs. Além da Igreja da Nossa Senhora de Nazaré, que é linda.

Seguindo a rua, você vai passar por isso:

continua seguindo até chegar ao Forte de São Miguel de Arcanjo. Existe um museu lá dentro contando como e porque as ondas são tão grandes nessa praia, e uma sala com as pranchas dos principais surfistas que surfaram por lá.

Curiosidade: A maior onda já surfada no Mundo foi por um brasileiro, e a maior onda já surfada por uma mulher também é de uma brasileira! Yeahh Brasil!

A entrada no Forte custa 1 euro. No topo do Forte você vai ver o farol e ter a melhor vista das ondas. Mas se você não quiser pagar para entrar no Forte, dá para ter uma vista bem parecida se você for pelas laterais.

As ondas são realmente impressionantes. Eu fiquei de cara com a força do mar e da correnteza no dia em que eu fui. Ainda me falaram que o mar estava pequeno. Imagina quando estiver grande? As ondas chegam a 30 metros!

Como lá venta bastante faz muito frio, então não consegui ficar muito tempo por ali. Se não fosse o frio, eu podia ficar horas olhando as ondas.

Descemos pelas escadas até a rua da Praia da Nazaré para procurar um restaurante para comer. Não é difícil encontrar pois a rua é cheia. Tem para todos os gostos e bolsos.

Porto de abrigo de Nazaré: do outro lado da praia há um pequeno porto para conhecer. É uma caminhada rápida. Cuidado para não ser molhado pelas ondas que batem nas pedras. Sério!

Nazaré é uma cidade que adoramos conhecer e as ondas gigantes nos deixaram hipnotizadas. Valeu a visita!

Qualquer dúvida entre em contato com a gente!!

Obs: todos os valores citados são referentes à fev/2019

POSTS RELACIONADOS:

2 dias em Lisboa, Portugal

Trilha do Covão dos Conchos, Serra das Estrelas

Passadiços do Paiva

Montemor-O-Velho

ALGARVE, as melhores praias de Portugal

5 comentários em “Nazaré: em busca das ondas gigantes

  1. Pingback: Montemor-O-Velho
  2. Pingback: LOUSÃ, PORTUGAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s