EL CALAFATE, o que fazer

El Calafate é um pequena cidade beeem ao sul da Argentina. É também, a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, onde tem um dos glaciares mais famosos do mundo, o Perito Moreno.

GHLY2056

Como chegar? El Calafate tem um pequeno aeroporto internacional, você pode chegar por via aérea ou terrestre: pela Ruta 11. Como estávamos em Buenos Aires, pegamos um vôo de lá. Quando chegamos, fomos direto para o hotel. Não há vôos direto do Brasil. Pra quem ainda não conhece Buenos Aires, o ideal é fazer a escala por lá e ficar uns dias para conhecer.

Onde ficar? Nosso hotel chamava Amigo Del Mundo, ele é lindinho! O café da manhã é incluso e tem opções de quartos pequenos e maiores e com cozinha.. enfim, dá pra achar o que você procura. Nesse primeiro dia ficamos no quarto pequeno e adoramos! Saímos para conhecer o centro da cidade e ver o lago Argentino de perto.

DYMT2786

Obs: Como no outro dia íamos para El Chaltén, aproveitamos para passar no supermercado, pois El Chaltén é menor e tem menos opções no mercado. Ficamos 3 dias em El Chaltén e voltamos pra El Calafate.

No centrinho tem algumas opções de restaurantes, várias lojinhas de souveniers e muitas sorveterias boas!

LDBB7024

O que fazer em El Calafate?

Perito Moreno

Um dos glaciares mais famosos do mundo, o Perito Moreno é gigante, quando você olha pessoalmente parece maior ainda. O mais impressionante é ver os blocos de gelos caindo. Ficamos muitas horas observando, e sem perceber o tempo foi passando. No final do dia eu estava com o rosto vermelho do sol que refletia no gelo rs, a dica é passar protetor solar no rosto!! Mas calma, se você está pensando que o gelo caindo é uma catástrofe natural está enganado. O perito é um dos poucos glaciares que isso não acontece. A curiosidade desse lugar é que ele se encontra em constante evolução, na verdade, o gelo se desprende por conta do choque entre o glaciar e a península. O gelo demora por volta de 400 anos desde o início do glacial, lá em cima nas montanhas até percorrer seus 30 km de distância e apresentar esse lindo fenômeno.

O Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares e a entrada é paga. Pagamos 700 pesos, mais ou menos 70 reais. Além disso, perto do perito tem várias escadas e caminhos para ter diferentes visões do perito. Também, é possível fazer passeio de caiaque ou barco para chegar mais perto da geleira.

Centro de El Calafate

No centro além dos restaurantes e lojinhas, tem também algumas empresas de passeios, como caiaque, visitas as lagunas, até mini trekking no perito. Tivemos um dia livre e tentamos um passeio de caiaque com a Kayak Santa Cruz, mas infelizmente as datas já estavam todas reservadas. A dica é reservar os passeios com a agência antes de partir para viagem.

Obs: O passeio da Kayak Santa Cruz levaria a gente 90 km do centro de El Calafate e desceríamos 14 km de caiaque rio abaixo mais um trekkinh de 2h30. Duraria das 7h até as 16h.

Dica: Um dos dias comemos no restaurante Wanaco e estava muito bom!

Glaciarium

Uma combinação de bar e museu. Sim! Um BAR DE GELO!! Não entramos no museu mas lá tem toda explicação da geleira e muitas informações!! Estávamos bem animados pro bar de gelo. Fomos no mesmo dia que visitamos o perito, mas tome cuidado com o horário, o bar de gelo fecha mais cedo. Assim como o museu, o bar é pago também, a entrada para ambos tem desconto. No bar eles dão um casaco bem quentinho e luvas, por que chega a fazer -5ºC lá. O tempo de passeio é 25 minutos e o bar é a vontade, tem shots, cerveja e várias bebidas oferecidas no copo feito de gelo.

Punta Walichu ou Gualicho

São cavernas e rochas de arenito com pinturas rupestres, feitas de abrigo para os homem da época há quase 4000 anos. O passeio oferece guias de áudio com informações das antigas culturas locais.

Curiosidade: É um sítio arqueológico pesquisado por Francisco Pascasio Moreno em 1887. Dizem que foi por conta dessas pinturas que encontram o Perito Moreno, o que faz sentido pelo nome no pesquisador!!

Punta Bandera

Demos apenas uma passada rápida por aqui, o lago é lindo e azulzinho! ps: venta muito

KBMM4002

Laguna Nimez

Perto do centro de El Calafate está a Laguna Nimez, uma reserva de animais e muitas aves. O circuito é auto-guiado e pode ser feito a pé. A entrada estava 300 pesos e o ingresso é comprado no local.

Vídeos de lá:

 

Gostaram desse post? Qualquer dúvida pode nos perguntar

 

Mais post como esse:

FITZ ROY e Laguna de Los Tres

Chorrillo Del Salto, El Chaltén

Tudo sobre EL CHALTÉN

LAGUNA TORRE, El Chaltén

 

 

 

 

 

 

2 comentários em “EL CALAFATE, o que fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s