Ilha do Mel, Paraná

Uma ilha rústica no Paraná com a mata muito bem preservada, que é um ponto turístico importante para o estado. As praias são desertas, não há carros, não há luz públicas, é tudo bem simples e lindo. A locomoção na ilha é feita por trilhas de terra e areia. Prepare-se para uma aventura!

Como chegar? A única maneira de chegar é de barco. Há um limite de 5 mil turistas diários na ilha para poder preservá-la. Existem várias empresas de barco para fazer o translado saindo de Pontal do Sul ou Paranaguá. Pontal do Sul é mais próximo à ilha, então, é uma viagem de barco mais rápida. Porém, Paranaguá tem um acesso mais fácil para quem não está de carro, por trem ou ônibus a partir de Curitiba.

Eu fui de barco saindo de Pontal do Sul. Fui de carro e parei em um estacionamento, que levava de van até o local de embarque. Paguei 45 reais (ida e volta) em uma lanchinha rápida, que fez o trajeto até a Praia das Encantadas em 10 minutos (essa da foto, encostada no deck)

Onde ficar? Você pode escolher, basicamente, entre dois destinos na ilha: Praia das Encantadas ou Nova Brasília.  A primeira opção é uma parte mais rústica da ilha, com pousadas e campings, e restaurante mais simples. Nova Brasília tem mais opções, hotéis e restaurante melhores. Eu fiquei na Praia das Encantadas, em uma pousada bem simples.

O que fazer? No primeiro dia, ficamos na praia Mar de Fora e conheci a Gruta da Encantada. Para chegar, há uma trilha fácil, bem perto da Praia da Encantada, aproximadamente 10 minutos.

A Praia do Mar de Fora é muito gostosa, deserta e extensa. O mar estava bem agitado no dia que fui.

A gruta da Encantada é um dos pontos mais famosos da Ilha do Mel. É uma gruta grande, de frente para o mar. Tem uma trilha e uma passarela para levar até a gruta.

Trilha Encantadas-Nova Brasília

No dia seguinte, fizemos a trilha que levava até a Praia Nova Brasília. Já saímos com todas as nossas coisas (eram só mochilas) para no final do dia pegar o barco em Nova Brasília para voltar a Pontal do Sul.

A trilha passa por praias desertas, muito lindas. A água do mar estava perfeita, quentinha. Deu até para surfar. A praia mais gostosa foi com certeza a Praia do Miguel.

Ficamos o dia inteiro nas trilhas e praias. A última parada foi o Farol das Conchas. É um farol de 1872. Não é possível visitar o interior dele, mas a vista de lá de cima é linda! Vale a pena subir 150 degraus.

Almoçamos em um restaurante na Praia Nova Brasília

Eu gostei tanto da Ilha do Mel que ficaria o mês todo lá. Quero muito voltar.

Para saber mais, deixei um destaque no instagram com várias fotos legais de lá (@aventurasrezende)

Gostou desse post?

POST RELACIONADOS

ROADTRIP – FLORIPA

Parque Estadual da Cantareira, SP

Morro do 2 irmaos – Rio de Janeiro

Trilha Praia do Naufragados, Florianópolis

ROADTRIP – ILHA GRANDE

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s