Jalapão é um Parque Estadual e uma unidade de conservação da natureza. É uma região muito grande e pouco explorada. A maioria das pessoas contratam guias em agências para conhecer o jalapão. Nós fomos sem guia, com nosso próprio carro e não tivemos problemas. Vamos contar nesse post todas as dicas para você conseguir viajar por conta própria.

Condições das estradas:
Todas as estradas são de terra ou areia com alguns trechos bem ruins, com buracos e costelas de vaca. Apesar de ver alguns carros 4×2, eu não arriscaria ir com um carro sem uma boa tração nas 4 rodas. Vimos alguns carros atolados pelo caminho, principalmente nos trechos de areia.
As condições da estrada são bem mutáveis, podendo mudar de uma semana para outra. O pior trecho é de Ponte Alta para Mateiros. Estão começando a asfaltar o trecho de Novo Acordo até São Felix, que já é um trecho melhor.
As estradas tem poucas sinalizações e não tem sinal de celular. É preciso ter um mapa da região e carregar o Waze ou Google maps antes de começar a viagem. As atrações são longe umas das outras e tudo com pouca estrutura. Você pode ficar um bom tempo só vendo areia sem nenhum lugar para parar.
Posto de gasolina você vai encontrar em Mateiros, Ponte Alta e São Felix. O valor da gasolina foi o mais alto de toda a viagem (R$ 7,20 o Litro – julho/21)

Onde comer
Perto das principais atrações, como os fervedores, tem restaurantes. O esquema desses restaurantes são praticamente o mesmo: comida caseira no valor entre 30 e 45 reais a vontade.
Perto do Fervedouro Ceiça, indicamos o restaurante do Leo foi o melhor e mais gostoso que paramos. Alguns restaurantes são necessários reservar com antecedências, porém, não tivemos problemas com isso: chegamos para comer sem reservar. No trecho de Ponte alto até Mateiros você só vai encontrar restaurante no Povoado do Rio Novo.

Onde dormir:
Mais uma vez, as pousadas ficam em Ponte alta, Mateiros e São Felix. Ponte alta é a entrada Sul do jalapão e a maior cidade. Ficamos na Pousada da Praça, em Ponte alta, Camping do Rio Preto, em Mateiros e, por último, o Camping Bela Vista, em São Felix, que foi o pior de todos, pois o camping não tinha nenhuma estrutura e era sujo! Não recomendamos.
Atrações e Fervedouros:
Todos os passeios e atrações são pagas no Jalapão e os fervedouros tem filas. No nosso caso, ficamos 1 hora e meia esperando para aproveitar 15 mim no Fervedouro. E fique esperto porque os guias adoram fular sua fila!
Apesar de não ter sinal de celular, é difícil se perder. As estardas não tm muitas bifurcações e maioria das atrações tem sinalizações na entrada.

Conte sua experiência no Jalapão para a gente!!
Esperamos que esse post tenha ajudado.
Um comentário em “Jalapão sem guia: É POSSÍVEL?”