Jalapão sem guia: É POSSÍVEL?

Jalapão é um Parque Estadual e uma unidade de conservação da natureza. É uma região muito grande e pouco explorada. A maioria das pessoas contratam guias em agências para conhecer o jalapão. Nós fomos sem guia, com nosso próprio carro e não tivemos problemas. Vamos contar nesse post todas as dicas para você conseguir viajar por conta própria.

Condições das estradas:

Todas as estradas são de terra ou areia com alguns trechos bem ruins, com buracos e costelas de vaca. Apesar de ver alguns carros 4×2, eu não arriscaria ir com um carro sem uma boa tração nas 4 rodas. Vimos alguns carros atolados pelo caminho, principalmente nos trechos de areia.

As condições da estrada são bem mutáveis, podendo mudar de uma semana para outra. O pior trecho é de Ponte Alta para Mateiros. Estão começando a asfaltar o trecho de Novo Acordo até São Felix, que já é um trecho melhor. 

As estradas tem poucas sinalizações e não tem sinal de celular.  É preciso ter um mapa da região e carregar o Waze ou Google maps antes de começar a viagem. As atrações são longe umas das outras e tudo com pouca estrutura. Você pode ficar um bom tempo só vendo areia sem nenhum lugar para parar. 

Posto de gasolina você vai encontrar em Mateiros, Ponte Alta e São Felix. O valor da gasolina foi o mais alto de toda a viagem (R$ 7,20 o Litro – julho/21) 

Onde comer

Perto das principais atrações, como os fervedores, tem restaurantes. O esquema desses restaurantes são praticamente o mesmo: comida caseira no valor entre 30 e 45 reais a vontade. 

Perto do Fervedouro Ceiça, indicamos o restaurante do Leo foi o melhor e mais gostoso que paramos. Alguns restaurantes são necessários reservar com antecedências, porém, não tivemos problemas com isso: chegamos para comer sem reservar.  No trecho de Ponte alto até Mateiros você só vai encontrar restaurante no Povoado do Rio Novo.

Onde dormir: 

Mais uma vez, as pousadas ficam em Ponte alta, Mateiros e São Felix. Ponte alta é a entrada Sul do jalapão e a maior cidade. Ficamos na Pousada da Praça, em Ponte alta, Camping do Rio Preto, em Mateiros e, por último, o Camping Bela Vista, em São Felix, que foi o pior de todos, pois o camping não tinha nenhuma estrutura e era sujo! Não recomendamos. 

Atrações e Fervedouros:

Todos os passeios e atrações são pagas no Jalapão e os fervedouros tem filas. No nosso caso,  ficamos 1 hora e meia esperando para aproveitar 15 mim no Fervedouro. E fique esperto porque os guias adoram fular sua fila!

Apesar de não ter sinal de celular, é difícil se perder. As estardas não tm muitas bifurcações e maioria das atrações tem sinalizações na entrada.

Conte sua experiência no Jalapão para a gente!!

Esperamos que esse post tenha ajudado.

Um comentário em “Jalapão sem guia: É POSSÍVEL?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s