Localizado em El Chaltén, a Laguna Torre é formada por água de geleiras na face leste do Cerro Torre. Pertence ao Parque Nacional Los Glaciares e a entrada é FREE!!
Sobre a Laguna Torre:
Um dos trekking mais famosos do parque, é uma ótima opção para estar no seu roteiro. Sua entrada é de graça, assim como outros atrativos da parte norte do Parque Los Glaciares. Os melhores meses para conhecer-lo é entre outubro e abril, por conta do clima mais quente.
Localização: A Laguna Torre e o Cerro Torre fica localizado na cidade de El Chaltén, na província de Santa Cruz, no sul da Argentina. Pertence ao Parque Nacional Los Glaciares.
O aeroporto mais próximo fica na cidade de El Calafate, a 214 km de distância, umas 3h de carro.
Como chegar na trilha: Há apenas duas opções: uma mais longa, passando pelo acampamento Poincenot; e a outra, uma trilha com dificuldade média de 9 km de distancia (só ida) levando em torno de 2 horas e meia. Optamos pela segunda opção. Muito bem sinalizada e demarcada, é bem tranquilo de fazer por conta própria, sem guia.
Nos primeiros 2 km é praticamente só subida, um pouco cansativa, mas ao longo do caminho fica mais tranquilo e plano. Entre o km 3/4 e 4/5, há um mirante, o Mirador del Cerro Torre.


Continuando a trilha, mais pra frente, terá uma bifurcação e placas de aviso. De um lado a Laguna Torre e o De Agostini, e do outro a Madre e Hija, Poincenot e Laguna de Los Tres.
A trilha, em geral, é bem sinalizada e no caminho você encontra vários grupos, então é difícil se perder. Para facilitar ainda mais, pegamos um mapa de todos os trekking e lugares turísticos da cidade no hotel que ficamos, o Cabanas Ridenvel, que, aliás, eu recomendo muito, uma cabana tão fofinha e limpa.
Nossa Experiência
Levamos cerca de 1 h até o mirador e depois mais 1 hora até a bifurcação. Depois para chegar na Laguna foi 30 minutos. Fomos andando sem parar, mas no nosso ritmo. É cada paisagem linda que vemos ao longo do percurso…
Escolhemos o dia do natal para fazer essa trilha, então, foi muito especial! Levamos nossa “ceia” para lá (entenda como sanduíches e frutas).
Ficamos um tempo vendo a paisagem maravilhosa. Mas, se prepare, leve blusa e luvas pois o clima lá em cima é bem frio e com ventos gelados, mesmo no verão.


Outros lugares de interesse
- Laguna de Los Tres, El Chalten
- Cerro Fitz Roy, El Chalten
- Glaciar Perito Moreno, El Calafate
5 comentários em “LAGUNA TORRE, El Chaltén”