Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade no estado do Paraná, que abriga uma das maiores e mais lindas cachoeiras do mundo, as Cataratas do Iguaçú. A cidade, além disso, faz fronteira com dois países, Argentina e Paraguai, sendo uma tríplice fronteira!

Visitamos Foz em Outubro de 2020. A maioria dos pontos turísticos estavam funcionando com horários reduzidos ou horários marcados e, claro, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

CATARATAS DO IGUAÇÚ

É dificil viajar para Foz e não conhecer uma das 7 maravilhas naturais do mundo, as Cataratas! É surreal ver a força da água, de perto, com tantas quedas d’água do rio Iguaçu.

Fica localizada na fronteitra com a Argeintina, entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

As cataratas tem cerca de 275 quedas com altura superior a 70 metros. Entre as diversas quedas d’água, a maior e mais famosa delas é a Garganta do Diabo.

O parque é aberto todos os dias das 9h às 17h. Para visitá-lo é preciso comprar o ingresso do parque e marcar horário. Para fazer isso, clique aqui. Pagamos 43 reais no ingresso adulto, mas para residentes de Foz e região e crianças com menos de 11 anos tem desconto. Consulte o site para saber mais.

O parque tem um centro de visitantes bem completo, com bilheterias (não estavam funcionando), serviços de informações e lojas. Tem um estacionamento ao lado (25 reais).

Entrando no parque, você vai pegar um ônibus no centro de visitantes que tem como destino final as cataratas. Esse mesmo ônibus, faz uma parada no Macuco Safari, onde tem passeios no veículo elétrico e o barco que chega bem perto das quedas da cachoeira pelo rio Iguaçu. Os passeios não são inclusos no ingresso do parque. Para comprar, clique aqui.

Nós descemos na parada do Hotel Cataratas, ao lado do primeiro mirante para as quedas. De lá, seguimos uma trilha (bem tranquila) de 1,2 km até a queda principal, a Garganta do Diabo.

Terminando a caminhada, a última parada é o espaço Porto Canoas, onde tem lanchonetes, lojas de suveniers e o Restaurante Porto Canoas.

Marco das 3 fronteiras

É uma atração turistíca de Foz localizado exatamente na tríplice fronteira. De lá, você tem vista para o Paraguai e a Argentina, enquanto você está no Brasil.

Cada país tem um obelisco. O brasileiro é feito de pedra e pintado com as cores da nossa bandeira. Além disso, é um centro gastronômico e acontece shows contando a história da região.

A entrada para adultos custa 28,50 reais. Você pode comprar aqui.

Igussú Secret Falls

Outro passeio para ser feito em Foz é o Iguassú Secret Falls. É uma empresa de Foz com vários pacotes de passeios que levam para cachoeiras secretas e escondidas por Foz e seus rios. Para quem curte trilha é uma opção muito legal!

Itaipu Binacional

É a maior usina do mundo em geração de energia. Um passeio muito legal e encontador pela grandiosidade da usina. O valor do ingresso é 42 reais para adultos. Para saber mais ou comprar ingressos, consulte o site.

Rio Iguaçú

Quem nos acompanha no instagram, viu a foto que postamos do rio, a seguir:

Para chegar lá é bem fácil: O acesso é por uma trilha curta mas com um nível técnico um pouco difícil. A entrada da trilha fica em uma propriedade particular, ao lado (esquerdo) do Hotel Canzi. Você vai ver um portão, espere (buzine) que alguém vai te receber. A entrada é 5 reais.

Siga de carro até o estacionamento. Inicie a trilha virando a direita. Na primeira bifurcação, siga a direita. Na segunda, esquerda. Você vai chegar nessa cachoeira:

Para chegar no rio, passe a cachoeira e continue a trilha. Essa parte é um pouco mais técnica e difícil. Tem algumas cordas para te guiar e proteger no caminho. Continue até chegar na pedras, na beira do rio.

Parque das Aves e Bar de Gelo

Esses são dois pontos turísticos famosos de Foz, mas não fomos. O Parque das aves é aberto de terça a domingo das 9h as 17h. É uma instituição com intuito de preservar as aves da Mata Atlântica. Para entrar é preciso comprar ingresso (R$ 60) e marcar um horário.

Já o Bar de Gelo, como o nome já diz é um bar de gelo. Lá as temperaturas ficam abaixo de 0 graus Celsius. Fica aberto diariamente das 8h as 23h30.

No mesmo local do bar, ficam várias outras atrações, como o museu de cera.

Onde comer

Patio Pomare – 4 espaços de alimentação juntos. Pizzaria, café, restaurante sem glúten e sucos e alimentação fitness. Um ambiente muito aconchegante inspirado na Grécia.

Empório Pomare – Café e mercado de produtos naturais.

Taj – restaurante japonês com rodízio a partir de 49,90.

Miss Laura – Restaurante e café sem glúten e sem lacteos

Barracão – Restaurante buffet com comida brasileira

ONDE FICAR

O apartamento que ficamos foi maravilhoso. Nossa recepção foi ótima, mesmo precisando alugar de última hora. Fica localizado no centro da cidade, bem próximo a vários restaurantes.

Fizemos a reserva pelo Airbnb, para acessar e reservar, clique aqui. Para saber mais acomodações entre no Instagram da empresa do anfitrião: @iguest_foz. É uma empresa de imóveis para temporadas e tem vários lugares nesse estilo.

FRONTEIRA

Paraguai – O paraíso das compras! Você encontra tudo. Tudo mesmo.

É bem simples atravessar a fronteira. Você pode fazer isso a pé, de carro ou de táxi. Não se esqueça de levar um documento com você (rg, carta de motorista, passaporte etc).

As compras podem ser pagas com real ou dólar. Os preços costumam ser bem melhores do que no Brasil. Com o dólar quase 6 reais, não ficou tão bom assim… vale a pena comparar com lojas brasileiras antes de comprar.

Argentina – Com a pandemia, a fronteira da Argentina está fechada. Por enquanto não vamos conseguir visitar Puerto Iguazú.

A cidade Argentina que faz fronteira com Foz, é muito visitada por conta da sua gastronomia. Outros pontos de interesse são o Marco das três fronteiras argentino e a Ponte da Fraternidade (especialmente durante o por do sol).

Foz do Iguaçu é encantador e tem muitas opções de passeios e turismo. Vale a pena a visita!

Espero que nossas dicas tenha te ajudado. Se ficar com alguma dúvida, não hesite em perguntar!

MAIS POST COMO ESSE

ROADTRIP -FLORIPA

Programamos nossa viagem para 8 dias. Saimos cedo de São Paulo em direção sul para Curitiba.

LEIA MAIS

Curitiba em 1 dia

Aproveitar o máximo da cidade, conhecendo os melhores lugares em pouco tempo!!

LEIA MAIS

Ilha do Mel, Paraná

Uma ilha rústica no Paraná com a mata muito bem preservada, que é um ponto turístico importante para o estado.

LEIA MAIS

Um comentário em “Foz do Iguaçu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s