Ilha de São Miguel, Açores

A Ilha de São Miguel é a maior ilha do arquipélago do Açores, composto por 9 ilhas, no meio do oceano Atlântico.

É um lugar de natureza vulcânica com paisagens incríveis que ganhou meu coração. É o meu lugar preferido em Portugal até agora. São tantas características diferentes para uma ilha só; No oeste tem lagoas e vistas incríveis do mar, enquanto no leste tem furnas e águas termais. Vou dar detalhes mais para frente, continuem lendo.

Quando ir: o clima da ilha é temperado oceânico e sofre pouca amplitude térmica durante o ano. Costumava estar sempre nublado e chover bastante. É sempre frio e venta muito, mas muito mesmo. O clima muda constantemente durante o dia: chove, abre um solzinho, depois fica tudo nublado de novo.

Nós fomos em Março, mês de primavera, e tivemos bastante sorte no tempo. Apesar do frio e do vento, houve bastante sol e pouca chuva.

Resumindo, não importa tanto a época do ano que você vai. Contudo, no verão as operadoras de viagens funcionam mais. Por exemplo, o serviço de ferries tem mais horários durante os meses de verão.

Como ir: só há duas maneiras, cruzeiros ou avião.

A empresa aérea Ryanair tem voos diretos para a Ilha de São Miguel e normalmente tem as tarifas mais baratas. Mas aqui vai o pulo do gato para economizar: (anotem essa dica porque é muito boa)

As tarifas para a Ilha de São Miguel normalmente são mais cara que para uma outra ilha do Açores, Ilha Terceira. (Agora vem a parte mais legal) A Azores Airlines tem um serviço de encaminhamento inter-ilhas para qualquer ilha do Açores ou Madeira, sem encargos para o passageiro. Ou seja, DE GRAÇA!

Funciona assim: você compra a passagem para qualquer ilha do Açores e solicita o encaminhamento pelo site para a ilha que pretende ir. Você pode até solicitar antes de comprar a passagem para ter certeza de que vai conseguir.

Porém, não pense que você vai conseguir aproveitar as duas ilhas. Você não pode escolher que voo vai pegar, é a própria companhia que te coloca no próximo voo disponível, no prazo de 24 horas.

Onde ficar: recomendo ficar em Ponta Delgada, onde ficamos. Fica em um área central da ilha, meio do caminho para os dois extremos da ilha e perto do aeroporto.

Ficamos em um hostel com quarto e banheiro privativos, o Central Guesthouse. Bem localizado, limpo, com cozinha e bom preço.

O que conhecer:

Oeste

  • Lagoa da Sete Cidades e vista do Rei

Trilha fácil 1-2 horas que leva até a Sete Cidades. Não descemos até lá, só olhamos por cima. Essa lagoa é considerada uma das 7 maravilhas naturais de Portugal.

Depois descemos de carro e chegamos bem perto do lago, muito lindo!

  • Monte Palace Hotel

Para mim, foi um dos pontos mais altos da viagem! Eu amei esse lugar. É um hotel 5 estrelas abandonado que tem uma vista incrível para a Lagoa e para o mar. Não deixe de ir no rooftop, é maravilhoso!

  • Miradouro da Grota do Inferno

Se você já pesquisou imagens dos Açores, com certeza já viu uma foto dessa. É uma trilha bem curtinha com vista para o lago. Porém, quando fomos o tempo estava bem nublado e não vimos nada.

  • Termas da Ferrria

Esse foi de certo o ponto mais alto da viagem! É a única terma de água salgada do mundo! Para quem ama mar, como eu, é uma experiência única e incrível.

É engraçado porque tem a água termal e vem ondas com água gelada do mar. Aliás, tome cuidado porque a maré é bem forte. Tem cordas para você se segurar, mas não recomendo para quem não sabe nadar.

  • Mosteiros

Um mirante com uma vista privilegiada! Se não ventasse tanto daria para ficar horas apreciando essa vista, mas fica muito frio!!

Leste e Nordeste

  • Lagoa do Fogo

Mais uma trilha para lista (nem gosto né). Essa é curta, mais ou menos 1 hora, porém, bem íngrime, se prepare para subir na volta, mas vale a pena. Perto do lago é uma paz imensa. Eu não deixaria de ir.

  • Plantação de chá Gorreana

degustação do chá

Para uma pessoa que ama chá, é um passeio bem legal. É a única plantação de chá da Europa. Enquanto você visita, a produção não para, os funcionários estão embalando os chás. O mais legal de tudo é que você pode degustar o chá a vontade (for free!).

  • Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

Acho que o mais mágico dos Açores é que você está o tempo todo em contato com a natureza. Essa parque é ótimo para isso. Tem algumas trilhas curtas e cachoeiras. Além disso, tem banheiros e lugares para churrasco e piquenique.

  • Farol do Arnel

Eu esqueci de tirar foto do Farol mas tirei da paisagem que é bem mais impressionante. Não podemos entrar no farol mas tem umas escadinhas no lado direito da pista (quando você está voltando), bem na frente de uma casa, que leva para essas pedras perto do mar. Vale muito a pena descer, é lindo!

  • Miradouro da Ponta do Sossego

Mais um mirante com uma vista incrível. Nesse tem um jardim lindo muito bem cuidado. Tem mesinhas para churrasco e piquenique também.

  • Furnas: Miradouro do Pico do Ferro e géiser

Os restaurantes da região fazem um prato típico chamado Cozido enterrando a panela nesse géiseres. Tem um cheiro forte de enxofre.

  • Comer cozido

Para uma vegetariana, não foi um experiência que recomendo kkk são vários tipos de carne e alguns legumes que são cozidos durante horas. Comemos no Restaurante Tony’s.

  • Poço Dona Beija

Ah, como terminar o dia de um jeito melhor? São várias piscinas com água naturalmente aquecidas. Dá pra ficar horas ai.

Pagamos 6 euros para entrar e fica aberto até as 23hrs. Tem banheiro com chuveiro.

Cuidado com os biquíni e roupa de banho porque podem ficar manchadas. Recomendo ir com um biquíni de cor escura ou mais velhinho.

Vi algumas pessoas passando o barro no rosto e na pele mas achei meio esquisito porque elas ficavam manchadas depois kkk não quis arriscar.

Centro

  • Centro histórico

É legal também conhecer o centrinho histórico da cidade. Em 30 minutos conseguimos andar em tudo. Pontos mais importantes: Mercado da Graça e Portas da Cidade (foto).

  • Praia do Pópulo

É uma praia próxima do centro com areia preta!

Resumindo

Se você está em Portugal e gosta de natureza, não deixe de ir para São Miguel. É um lugar realmente incrível, com muita paisagens lindíssima. É o meu lugar favorito em Portugal até agora (acho difícil mudar).

Não é um destino muito caro, se você seguir minhas dicas. Aluguel de carro é barato, acomodação, e a maioria dos passeios são de graça. Comemos em casa então também não gastamos com comida. Por favor, vá ao Açores ❤️

Nosso roteiro seguiu exatamente essa ordem do post, achei que ficou perfeito. Cada dia fizemos uma região da ilha (3 dias). É fácil achar todos esses pontos que coloquei aqui pois sempre tem placas e todos tem no GPS.

Qualquer dúvida estou a disposição de vocês. Se você já foi para lá, deixe nos comentários sua experiência!!!

 

POST COMO ESSE:

Passadiços do Paiva

Copiapó, Chile: Um mini-guia

Tudo sobre El Chaltén

RoadTrip – Ilha Grande

 

4 comentários em “Ilha de São Miguel, Açores

  1. Pingback: LOUSÃ, PORTUGAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s