Visite Coimbra, Portugal

Coimbra é uma cidade universitária no centro de Portugal. Abriga uma das mais antigas faculdades de direito, medicina e artes, uma das primeiras universidade da Europa.

Blog Fotos.png

Coimbra é uma bela cidade antiga que preserva sua estrutura histórica. A visita pela cidade é ótima para ser  feita a pé, pois assim fica mais fácil para conhecer todos os principais pontos e não perder nenhuma parte.

Vale a pena visitar:

1.Jardim botânico da cidade de Coimbra: Localizado próximo a faculdade de direito e a região da sé velha, o jardim botânico é lindo, com muita área verde e paisagens para apreciar.

O horário de funcionamento no inverno é das 9h às 17:30h e no verão fica aberto até às 20h.

Se precisar de outras informações sobre o jardim botânico basta entrar no site oficial, clicando aqui.

Blog Fotos (1).png

Cópia de Blog Fotos.pngBlog Fotos (2).png

2.Sé Velha: A região da Sé Velha também é uma parte da cidade que tem sua beleza por preservar sua parte antiga e sua estrutura em estilo românico com ruas estreitas e belos edifícios.

Cópia de Blog Fotos (1).png

Na região da Sé Velha encontra-se a Faculdade de Coimbra que tem ótimos pontos para se apreciar, vou citar eles aqui embaixo.

O pátio da escola não pode passar despercebido, onde se encontra a torre da universidade. Entrando no Pátio das Escolas deparamos, ao lado direito, com a Via Latina, e no centro pode observar-se um medalhão com a figura de D. José I.

1- Torre da Universidade

Ótimo lugar para ter uma vista panorâmica da cidade de Coimbra. Vale a pena subir. Quando fomos o sol estava se pondo então tivemos uma vista linda ao fim de tarde.

2- Capela de São Miguel

Para quem gosta da arquitetura e de visitar patrimônios religiosos vale a pena conhecer. Pertencendo ao conjunto arquitetónico do Paço das Escolas, núcleo histórico da Universidade de Coimbra, estando, por isso, classificada como Monumento Nacional e inscrita na listagem de Património Mundial da UNESCO.

3- Biblioteca joanina

A biblioteca apresenta um acervo de coleções dos sécs. XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo.

Dentro da biblioteca não é permitido tirar fotos, porém vale a pena a visita. Quando fui fiquei impressionada com a arquitetura e com a preservação da sala.

4- Sala dos Capelos

A Sala Grande dos Actos é a principal sala da Universidade de Coimbra. Nesse local se realizam as mais importantes cerimónias da vida académica.

5- Museu de ciências

Não pode faltar nesse tour. O museu de ciências da universidade de Coimbra tem um grande acervo e muito conteúdo. Quando fomos nós nos surpreendemos, não achamos que seria um lugar tão interessante e com tanta bagagem para conhecimento.

Aqui está o site para quem quiser saber mais sobre o museu e como conhecer.

Site: http://www.museudaciencia.org

Nosso tour pela faculdade foi cerca de 1 hora e meia, subimos na torre da faculdade, visitamos a capela de São Miguel, biblioteca joanina, sala dos capelos e o museu de ciências.

Nesse site você pode ver os tipos de tours que podem ser feito, os preços e os sobre os pontos turísticos que vai conhecer.

Site:http://visit.uc.pt

3. A igreja da Sé Velha: está entre os pontos turísticos que não deve faltar no seu roteiro quando vir a Coimbra. Blog Fotos (3).png

A igreja está aberta ao culto e ao turismo, porém para uma visita tem uma taxa entre 2 e 2,50 euros.

Clique aqui para saber mais.

Se você quer algum lugar para tomar um café ou comer alguma coisa, tem um lugar ótimo para isso com uma vista linda da região e excelente para ver o pôr do sol:

4. Restaurante do Museu Machado de Castro, Loggia. Além das opções para um café, é servido também almoço, jantar e brunch. É um ambiente muito agradável principalmente por causa da vista.

Como chegar: fica localizado no Largo Dr. José Rodrigues, na região da Sé Velha, ao lado do museu Machado de Castro. Não precisar entrar no museu caso não queria.

Blog Fotos (4).png

Vale a pena fazer uma parada nesse lugar! Clique aqui para saber mais.

5. Sé nova: É uma paróquia da diocese de Coimbra, fica próxima ao museu Machado de Castro.

Não entrei para conhecer a igreja por dentro, mas vale a pena dar uma passada em frente para ver de perto sua beleza em sua arquitetura.

6. O Parque Verde do Montego: é um parque que fica em uma região mais plana da cidade, ao lado do Rio Montego.

É um lugar onde muitas pessoas vão para caminhar, correr, andar de bicicleta e até mesmo tomar um sol na margem do rio. Muitas pessoas aproveitam os dias de sol aqui, fazendo piqueniques, levando seus animais de estimação.

7. Ponte Santa Clara: A Ponte de Santa Clara, é uma ponte rodoviária sobre o rio Mondego, ao lado do parque verde , no centro da cidade de Coimbra em frente do Largo da Portagem (principal praça no centro de Coimbra).

No largo da portagem conta com uma variedade de lojinhas, padarias e restaurante. Um ótimo lugar para caminhar e apreciar o rio Mondego. Por ser o centro da cidade de Coimbra é válido fazer uma parada.

8. Igreja de Santa Cruz:

O mosteiro de Santa Cruz pode ser visitado quando você estiver na região do centro de Coimbra, fica próximo ao largo da portagem.

Classificada como um monumento nacional.

E praticamente em frente a ela fica o marco 0 de Coimbra, tem um resguardo no chão desse marco.

Mais informações: http://m.igrejascruz.webnode.pt

 

 

9. Mata nacional do Choupal:

É um parque que tem bastante mata, natureza e ar fresco. Para quem gosta de uma boa caminha ou gosta de correr, é um lugar ótimo para essas atividades.

Vale a pena dar uma passada! A vez que eu fui foi quando estava treinando para minha corrida, então fiz uma visita rápida, mas o lugar é bem gostoso.

 

 

10. Jardim da Manga:

O jardim da manga fica próximo à igreja da Santa Cruz. Um lugar para aqueles que gostam de monumentos históricos. Possui um barzinho próximo para quem quiser fazer uma parada e apreciar o lugar.

11. Fonte nova:

A fonte nova fica bem em frente ao jardim da manga. Conhecida também como fonte dos judeus, mas um dos marcos históricos da cidade.

12. Praça da república:

É uma bela praça e vale a pena visitá-la , perto da entrada da sereia ou parque de Santa Cruz.

Essa praça é bem movimentada pelos estudantes da região, e pra quem gosta da vida noturna é um ótimo local onde se encontram varios barzinhos (Mandarin, What’s up doc, lowkost bar, Reitor , ccb). Esses barzinhos ficam cheios principalmente nas terças e quintas que são os dias de convívio dos estudantes que moram na cidade.

13. Largo da portagem

Em frente à ponte Santa Clara há um monumento de Joaquim Antonio de Aguiar. Fica bem no meio de uma praça. E ali começa uma rua que é como se fosse um centrinho com varias lojas e que termina na praça 8 de maio onde se encontra o marco 0 de Coimbra.

14. Seminário maior de Coimbra

Na parte externa do seminário descobrimos um balanço com uma vista incrível da parte do rio Mondego. E vale a pena ir e apreciar está paisagem. Super fácil  chegar, entrando no seminário maior de Coimbra virar a direita e logo atras do prédio que te a direita esta o balançoA9820FDC-57D5-42CA-B169-AD785B6BEB1B.JPG.

15. Parque da sereia

Um parte que se localiza em frente à praça da república e um lugar legal para um passeio e para caminhar ou mesmo se sentar e apreciar o dia.

16. Barzinhos de coimbra

Se você está afim de uma agitação noturna Coimbra tem lugares divertidos para você aproveitar. Na região da Sé Velha existem vários barzinhos nas ruínas para quem esta afim de tomar um drink e ouvir uma musica. Um outro lugar famoso pelos seus barzinhos e pubs é a praça da republica que conta com um barzinho no meio da praça que fica aberto o dia todo, alem de restaurantes ao entorno. Como dicas de barzinhos e baladas que ficam ao redor da praça indico alguns que são bem movimentados.

Mandarin pub e Whatsup doc são muito bom para beber, pois tem um preço muito bom de drinks e fino (copo de cerveja), além disso, tem o Reitor que toca bastante musica brasileira, o rugby club, o Low kost bar. Se você esta afim de uma balada tem o  NB club bem badalado em Coimbra. Se for mais para beber e ficar tranquilo tem a opção do bar académico. Se você esta afim de uma diversão diferente tem o NK noite karaokê muito divertido.

IMG_4297.JPG

6 comentários em “Visite Coimbra, Portugal

  1. Pingback: Cascais e Sintra
  2. Pingback: Montemor-O-Velho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s