Uma trilha em meio a Mata Atlântica que, como o nome já diz, passa por 4 praias: Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho. É uma trilha tranquila e suave, apenas com alguns trechos mais técnicos. As trilhas entre as praias são curtas, mais ou menos 15 minutos de caminhada. Muita gente faz essa trilha com guia, mas não é obrigatório.
Nós deixamos nosso carro em frente a Praia da Engenhoca – 10 reais para estacionar – e caminhamos pela rodovia até a entrada da Praia de Itacarezinho. Ou seja, fizemos trilha ao contrário (tem lado certo?). Caminhamos uns 10 minutos pelo acostamento e já chegamos ao portão que dá acesso a entrada de Itacarezinho.
Itacarezinho tem um ótimo restaurante e bar na beira da praia. É a maior praia de todas, tem 3,5 km de extensão. No canto esquerdo, inicia-se a trilha. A entrada dela é um pouco antes de uma bica de água. É essa da foto:

Caminha-se 15 minutinhos na costa e chega a Praia de Gamboa, a mais bonita, na minha opinião. É a menorzinha e mais deserta. Não tem nenhuma estrutura, bar ou restaurante. Ficamos um tempo nela, mergulhamos no mar, curtimos um pouco a vibe. Importante saber que não é permitido acampar nela pois a maré costuma subir bastante, deixando sem faixa de areia

A próxima praia é a Havaizinha, famosa pelo surfe. Tem uma faixa de areia bem pequena, mas é bem mais movimentada e oferece barraquinhas de praia.
Mais 15 minutos de caminhada em meio a mata, você chega a Praia da Engenhoca. É uma praia um pouco mais extensa e com barraquinhas de praia. Também com bastante surfistas na água.

Para retornar ao estacionamento, você deve retornar a mesma trilha mas tomando o caminho da direita, caminhando uns 15 minutos até a saída. Muitas pessoas finalizam esse passeio com a cachoeira de Tijuípe, como nós fizemos. Mas isso é coisa para o próximo post!!!
Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários. Espero que tenham gostado.
Siga a gente no Instagram para acompanhar mais fotos e dicas pelo mundo!! @aventurasrezende
Excelente dica de deixar o veículo na outra extremidade da trilha, economizando no estacionamento, e não precisando voltar tudo pra chegar novamente ao veículo. Nota dez.
CurtirCurtir